Equilíbrio Emocional com Óleos Essenciais

Obter Benefícios emocionais através dos óleos essenciais


Devido às complexidades do cérebro humano, certos aromas podem provocar emoções desencadeando memórias e estimulando respostas emocionais. Este conceito, conhecido como o "Fenômeno Proust", sugere que, embora todos temos memórias e experiências diferentes, todos temos a capacidade de experimentar uma resposta distinta ao inalar aromas. Esta resposta interna atua como uma "via aromática" que conecta o aroma a diferentes áreas do cérebro, provocando assim uma resposta emocional.

Com estruturas químicas únicas, cada óleo essencial possui uma variedade de benefícios para o utilizador. Alguns óleos essenciais possuem propriedades calmantes, tonificantes e de enraizamento, enquanto outras são conhecidas como energizantes, elevadoras e renovadoras. À medida que o nosso corpo atravessa uma série de emoções e estados físicos durante um único dia, os óleos essenciais podem ajudar a gerir e manter o bem-estar.

A composição química de um óleo essencial dá-lhe benefícios específicos. Alguns óleos essenciais são úteis para a limpeza ou purificação, enquanto outros proporcionam uma sensação suave para a pele. O aroma dos óleos essenciais também pode criar uma reação química no cérebro, provocando emoções e respostas internas.

Quando respiras profundamente um óleo essencial, a fragrância é processada no sistema olfativo do cérebro através do nervo olfativo. O sistema olfativo é a parte do cérebro que é responsável por controlar o teu sentido do olfato. O sistema olfativo conecta-se ao sistema límbico do cérebro onde as emoções e as memórias vivem. Ao respirar o aroma de um óleo essencial, o sistema límbico cria uma resposta no teu cérebro com base nas memórias associadas com esse aroma em particular.

Muitas vezes, as respostas desencadeadas no sistema límbico podem ser respostas emocionais que são calmantes ou edificantes, dependendo da estrutura química exclusiva do óleo. Mais importante ainda, porque as respostas no sistema límbico são baseadas na memória, cada pessoa experimenta cada óleo essencial um pouco de forma diferente.

Principais categorias de óleos e seus efeitos:

  • Os óleos essenciais na categoria floral possuem propriedades calmantes

  • Óleos essenciais à base de árvores, plantas e ervas são conhecidos por promover a descontração, o enraizamento, emoções e sentimentos de renovação

  • Os óleos essenciais de menta são comumente conhecidos por serem energizantes e estimulantes

  • Os óleos de citrinos tipicamente possuem características de elevação significativas

  • Muitos óleos essenciais de especiarias são conhecidos por suas propriedades de aquecimento e conforto

 

Porque experimentar estes óleos?

Muitas das pessoas que conheço ficam interessadas neste estilo de vida natural por curiosidade ou por se aperceberem dos seus grandes benefícios. Normalmente associam a aplicação dos óleos essenciais para aromatizar o ambiente ou aplicações mais simples. Entendo perfeitamente pois esta também foi a minha dúvida inicial.

É inevitável que as pessoas façam perguntas para perceberem em que consiste a o meu estilo de vida natural, quer pela alimentação, quer pelos produtos que utilizo diariamente.

A aplicação dos óleos essenciais é mais abrangente e, com óleos de boa qualidade, consegues usá-los também a nível terapêutico. Não necessitas de ser profissional para poder usar os óleos essenciais para teu benefício.

Óleos Essenciais - Guia Prático Capa 3D.png

Subscreve e recebe o eBook

Óleos Essenciais - Guia Prático

*Ao introduzires o teu nome e email, estás a dar o teu consentimento para a Anabela Correia enviar a informação solicitada, bem como outras informações relacionadas com estilo de vida saudável.

 

Exercício para o Equilíbrio Energético

como indicado pelo Dr. Wang
 

Lavender (YIN) + Peppermint (YANG) 

  • Colocar uma gota de cada na palma da mão
  • Esfregar as mãos 9X
  • Entrelaçar os dedos e colocar as mãos na nuca e inspirar e expirar 9X com as costas direitas e a pensar no umbigo
  • Colocar as mãos em concha perto do nariz e inspirar e expirar 9X (atenção: não chegar perto dos olhos)
  • Finalizar passando o restante óleo na zona do pescoço, ativando assim a zona linfática

Fazer este exercício de manhã e à noite

 
 

QUERES SABER MAIS SOBRE ESTES PRODUTOS? 

Se tens um projeto na área da saúde, bem-estar, alimentação saudável ou fitness e gostavas de saber mais sobre a dōTERRA, entra em contacto comigo para saber como estes produtos te podem apoiar.


Tens dúvidas e necessitas de ajuda para encomendar os óleos essenciais dōTERRA ou não tens a certeza do que será melhor para ti? Marca uma consulta gratuita comigo e darei todo o apoio que necessites!

*Estes produtos não se destinam a tratar, diagnosticar, curar ou prevenir qualquer doença. Eles contribuem como um suplemento para apoiar a saúde e bem-estar.