7 Sugestões para uma alimentação mais saudável

Como tornar cada prato mais saudável?

Todos nós fomos ensinados que devemos enriquecer o nosso prato com vegetais e hortaliças bem como consumir uma boa quantidade de frutas frescas.

Embora desde cedo que estes alimentos entram na nossa alimentação com as primeiras papas e sopas, também durante a infância acabam por perder a sua importância ao serem introduzidos os restantes alimentos mais processados.

Muitos dos alimentos que pensamos serem saudáveis na verdade, para poderem estar durante muito tempo nas prateleiras dos supermercados, passaram por algum processo de pasteurização ou tratamento a temperatura elevada. Outros ingredientes são tratados com produtos para que se mantenham estabilizadosbranqueados ou íntegros por mais tempo. Estes tratamentos reduzem a quantidade e qualidade das principais enzimas e nutrientes diminuindo consequentemente a sua qualidade energética.

 

Pela minha experiência pessoal, senti a diferença ao passar a consumir mais frutas e vegetais crus. Mesmo sendo vegetariana há já 13 anos! O facto de introduzir uma maior quantidade destes alimentos crus fez com que gradualmente deixasse de consumir tantos alimentos processados e menos nutritivos. 

O meu primeiro passo foi incorporar sumos e batidos à minha alimentação habitual e foi por isso que compilei toda a informação num ebook para quem se quer iniciar nestas bebidas.

(vê os detalhes do eBook na loja)

 

Não importa qual o teu tipo de alimentação. mesmo que consumas muita carne ou peixe.

A simples adição de mais ingredientes à base de frutas e vegetais no teu dia a dia, vai tornar-se extremamente benéfica em vários níveis.

Vais com certeza...

  • Melhorar todo o processo digestivo
  • Aumentar o bem estar
  • Reduzir a sonolência após a ingestão dos alimentos
  • Incrementar em energia e vitalidade.

Segundo os peritos, demora-se cerca de 21 dias para conseguir implementar um novo hábito ou rotina. Dá então esse tempo ao teu organismo e verifica como te sentes. Escolhe algumas receitas mais fáceis de implementar ou apenas consome mais fruta e vegetais crus nas suas variadas formas. Certa que consegues uma alimentação ainda mais saudável apenas ao dar este passo!

Não deixes de comer aquilo que comes normalmente (isto se não quiseres optar pela alimentação vegetariana) mas sim incorpora mais verdes às tuas refeições e consome mais fruta fresca ao pequeno almoço ou lanche. O importante é variar o mais possível :)

7 Sugestões para uma alimentação mais saudável

  1. Come mais fruta ao pequeno almoço - em batidos, fruta com bagas secas, fruta cortada e granola, etc.
  2. Come fruta seca entre as refeições - 2 a 3 tâmaras, alperces, figos, bagas goji, etc
  3. Utiliza mais sementes e frutos secos como: sementes de sésamo, abóbora, chia, amêndoas, nozes, etc
  4. Come mais saladas e utiliza molhos diversos para incrementar em sabor - vinagrete, tahine, gomásio, etc
  5. Faz patês de sementes e frutas - sementes de girassol e algas, molho de tomate, queijo creme de caju, etc
  6. Utiliza mais vegetais de folha verde - espinafres, rúcula, couves, brócolos, etc
  7. Experimenta comer mais vegetais crus ralados e misturados nas saladas - beterraba, nabo, rábano, abóbora, courgete, etc.

A minha proposta é ensinar a incorporar nos teus hábitos alimentares diários o consumo de uma quantidade maior de alimentos vivos e cheios de energia. Vais aumentar inúmeras possibilidades de consumir alimentos à base de plantas que talvez nunca tenha sonhado que poderiam ser tão saborosos. Faz a experiência!