5 Rituais para Dormir Melhor

 

5 Rituais para Dormir Melhor

Quem não conhece alguém que necessita dormir melhor? Infelizmente este é um assunto que preocupa muitas pessoas pois, se o sono não for reparador, o corpo não consegue descansar adequadamente. Quem tem problemas em dormir bem acaba por ter variações de humor, menos energia, mais irritabilidade e mau-estar durante o dia.

A qualidade do sono é muito importante pois não basta dormir as horas necessárias, também é deveras importante dormir melhor para recuperar energia e para que todos os processos internos de purificação e regeneração do organismo sejam feitos. Dormir bem tem o poder de fazer um RESET ao corpo e mente.

  1. À noite comer como um mendigo - Já não é uma novidade para ti mas este ditado diz muito sobre como devemos nos alimentar ao longo do dia especialmente à noite quando o corpo já não necessita de obter tanta energia dos alimentos. Para que o corpo consiga desligar e dormir melhor é importante não ter o aparelho digestivo cheio, com muito alimentos diferentes ou com alimentos que geralmente são difíceis de digerir. Escolhe comer cedo e uma refeição ligeira.

  2. Desligar aparelhos eletrónicos - Estamos demasiado dependentes do uso de telemóveis, computadores e outros aparelhos eletrónicos mas à noite, ao abrandar o ritmo para descontrair e dormir melhor, é importante desligá-los. Estes aparelhos emitem ondas que estimulam o cérebro e para dormir, queremos exatamente o oposto. Eles não devem ficar junto à cama e, se possível, o wi-fi deve também ser desligado durante a noite.

  3. Usar óleos essenciais para descontrair - Esta tem sido uma opção natural para quem tem dificuldade em desligar e efetivamente eles resultam muito bem na ajuda a uma boa noite de sono. Basta colocar uma a duas gotas de óleo essencial na planta dos pés ou usar no difusor. Os mais adequados são: Lavender, Serenity e Vetiver pois promovem o relaxamento necessário para dormir melhor.

  4. Respirar profundamente e descontrair - A respiração consciente e profunda é um ritual essencial para relaxar. Usar uma respiração profunda ajuda a soltar músculos e entrar num estado de relaxamento. Deixo-te aqui um exemplo de respiração completa que se utiliza nas práticas de yôga: Inspirar projetando o abdómen para fora, em seguida as costelas para os lados e finalmente dilatando a parte mais alta do tórax. Reter o ar nos pulmões por alguns segundos. Expirar, soltando o ar primeiramente da parte alta, depois da parte média e finalmente da parte baixa dos pulmões.

  5. Tomar um banho relaxante - Este é um verdadeiro ritual para descontrair e dormir melhor. Um bom banho de imersão, com sais e óleos essenciais pode fazer milagres. Basta colocar água quente na banheira e juntar sal marinho integral (500gr a 1kg) ou sal Epson (1 chávena) e adicionar 2 a 3 gotas de óleo essencial de Lavender, Rosemary ou Juniper Berry e deliciar-se durante 20 a 30 minutos.


Óleos essenciais para dormir melhor

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